O Ministério da Cultura divulgou quarta-feira (16) um comunicado em que confirma a autorização a Maria Bethânia para captar R$ 1,3 milhão para a criação do blog "O mundo precisa de poesia". O documento afirma que foram utilizados "critérios técnicos e jurídicos" e que "rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação". Na nota, o MinC esclarece que a aprovação foi dada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, "que reúne representantes de artistas, empresários, sociedade civil (de todas as regiões do país) e do Estado", e que a decisão "seguiu estritamente a legislação e não garante, apenas autoriza a captação de recursos junto à sociedade". Fonte: O Globo.
Uma reportagem do Novo Jornal desse último fim de semana mostra que a filha da ex-governadora Wilma de Faria, Ana Cristina Maia, ganhava nada menos que R$ 18 mil mensais como funcionária do Meios.Quanto isso representa? O dobro do que ganha um secretário de Estado. E mais: ela não prestava serviço nas atividades do Meios e sim no próprio gabinete da governadora. Ao mesmo tempo, milhares de famílias de trabalhadores de verdade estão penando para receber o dinheiro pelo serviço efetivamente prestado naquela ONG que mantinha muitas creches em todo o Rio Grande do Norte. Por essas e outras o povo do Rio Grande do Norte,votou por mudança. Se ela virá, é outra questão, mas ao menos se tentou...
Três livros de poesia serão lançados. O primeiro lançamento será o Livro dos Poetas, uma coletânea de entrevistas organizada pelo poeta Adriano de Sousa, com Dorian Gray, Fagundes de Menezes, Homero Homem, Jayme Wanderley, João Cabral de Melo Neto, José Bezerra Gomes, Moacy Cirne, Nei Leandro de Castro e Zila Mamede. O segundo será Príncipe Plebeu, de Cláudio Galvão, uma biografia do poeta Othoniel Menezes, acompanhado de um CD com poemas declamados por Tarcísio Gurgel e cantados por Tovar, José de Almeida e Severino Monteiro. Uma bela homenagem ao autor do poema musicado Praieira, verdadeiro hino em homenagem a Natal e ao povo potiguar. O terceiro livro a ser lançado será Noturno Quase Infinito, do poeta Maia Pinto, cuja obra é louvada pelos maiores intelectuais potiguares. O quarto livro será Alma que Voa, de Antonio Júnior, um poeta ligado à natureza e ao xamanismo. Sua experiência de vida nas matas é transmitida em versos livres, muito simples e bastante elogiados pelo músico Cleudo Freire. .Para completar o dia, os poetas subirão ao palco para suas performances e declamações. Começa com o Grupo La Truppe, depois o poeta Plínio Sanderson, que será seguindo pelo poeta multimídia Carito, que dá a vez ao poeta performático Marcos Cavalcante. A noite prossegue com a apresentação do Gato Lúdico, comandado por Vicente Vitoriano e chega ao auge com a apresentação do Grupo Escolar, de Marcelus Bob.
Para completar a festa, subirão ao palco dois convidados: os poetas Celso Borges, do Maranhão, e Wilmar Silva, de Belo Horizonte.
Isso tudo na comemoração no Dia da Poesia, na próxima segunda-feira, 14 de março, em Natal. Fonte: Blog fator RRH