quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Carta aberta aos Estudantes.

Trecho da carta aberta aos Estudantes:
Caro Estudante,

Você sempre soube que precisa fazer um curso universitário para se qualificar e conseguir um bom emprego, certo? Sempre soube que é livre para escolher entre Medicina, Engenharia, Psicologia, Sociologia, Biblioteconomia, Economia e muitos outros. Sabe que o diploma universitário é o documento oficial que prova que você está pronto para trabalhar e que é reconhecido pelo Ministério da Educação, certo? Estas são verdades inquestionáveis, protegidas e garantidas pela Constituição Federal, que entre outros direitos, garante que o cidadão tem o direito de escolher a área em que quer trabalhar.
Agora tem uma coisa que você não sabe ainda: estão querendo acabar com tudo isso! Isso mesmo!! Você vai estudar quatro ou cinco anos, se formar e não poderá trabalhar! O reconhecimento do seu diploma pelo MEC, para você poder trabalhar depois de formado, não vai valer mais nada! Vai pro lixo!! O direito CONSTITUCIONAL de escolher a área de trabalho que quiser, vai sumir também!! E não vai adiantar falar que Constituição garante os seus direitos!
Isso vai acontecer porque os Conselhos de Classe, como o CRM (medicina), CRP (psicologia), CREA (engenharia e arquitetura) e outros, estão querendo fazer como a OAB faz com os estudantes de Direito: ela exige que todos os que se formam e tiram os seus diplomas universitários façam e PASSEM no Exame de Ordem, para poderem trabalhar! Reprovou, dançou! Veja o exemplo: se você se formar em Psicologia não poderá exercer a profissão, sem antes gastar dinheiro com cursinhos e pagar para fazer E PASSAR em um exame imposto pelo CRP. Caso contrário, não vai trabalhar, pois o seu diploma não vai valer nada! É só um papel qualquer!! Os seus 4 anos de estudo vão para o ralo, por causa de um exame que não qualifica nada! E você nunca vai poder dizer que é Psicólogo! Isto vai acontecer com todos os cursos!!!
Agora, o mais grave e vergonhoso de tudo isso!! Veja o que está por traz disso:
Os Conselhos de Classe estão de olho na fortuna que a OAB fatura com os exames que ela impõe aos diplomados em Direito. A OAB é um Conselho de Classe também e se ela pode, os outros Conselhos estão achando que podem também! Eles vão querer mudar a lei e criar os seus exames, para faturarem o que a OAB fatura todo ano: Veja só > A OAB cobra 200 reais por candidato. No último exame foram 121.309 inscritos, que rechearam os cofres da OAB com R$ 24.261.800,00! Isso mesmo! Mais de 24 milhões! Como são três por ano, o exame rende 72 milhões anuais para a OAB!
Agora, tem mais gente querendo entrar neste esquemão milionário! São os cursinhos preparatórios! Eles já faturam alto com o exame da OAB e estão coçando os dedos e, claro, fazendo pressão para que os outros Conselhos de Classe exijam também um exame igual para todos os estudantes! Vão fazer igual a OAB: para manter os altos ganhos ela, a OAB, cria uma prova bem difícil, exigindo o conhecimento decorado dos 5 anos do curso de Direito, sem dar direito do estudante fazer consulta nos livros. Isso reduz drasticamente o número de aprovados! O penúltimo exame REPROVOU 90% dos candidatos! De 10, só um passou! Assim, quem reprova, para não perder o curso que fez, vai ter que gastar mais para tentar de novo!! No último exame (julho/11), foi pior ainda: somente 4 por cento passaram!!! Se você faz universidade pública, menos mal! Mas lembre-se: os cursinhos preparatórios e provas não serão custeados pelo Governo!

Nota bo Blog: Apesar de todo esquema envolvendo muita grana que está por trás disso, esses exames são importantes para minimizar a banalização que ocorre com os cursos superiores! Trabalha quem tiver preparo para sua profissão!

8 comentários:

  1. Os conselhos de classe não têm competência para dizer quem é bom ou não é. Nem o Ministério da Educação, se é pra ser sincero. O mercado se encarrega disso.

    O MEC pode, no máximo, avaliar se os cursos estão ou não em um padrão adotado por ele, mas vale a ressalva que mesmo do melhor curso há a chance de sair um mau profissional.

    Esses exames, além de inconstitucionais são imorais, ferindo o princípio da livre-concorrência e, até mesmo, da liberdade profissional.

    ResponderExcluir
  2. Vergonhoso!

    e discordo da "Nota do Blog", nao quer banalizar o ensino superior?! simples, não deixe abrir tantos cursos.
    agora se permite q abram cursos sabidamente sem qualidade para depois cobrar a fatura.

    só no Brasil meemo.

    ResponderExcluir
  3. Achamos que se um profissional é realmente qualificado , ele deve ser capaz de passar por processos seletivos que exigem 50 ou 60 por cento de acertos! Isso é um mínimo!
    E o mercado nem sempre se encarrega de dizer quem é bom ou ruim...isso na teoria é muito bom e bonito...Mas sabemos que muitas vezes não é assim!
    abraço e obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  4. Incoerência.
    se o mercado nao diz quem é bom ou ruim, quem vai dizer? uma prova decoreba, depois de fazer um curso preparatório voltado pra mesma? acho q não...

    pergunta quantas vezes a OAB já visitou uma faculdade de direito, quantas vezes já se preocupou com a formação dos estudantes. quantas vezes já pressionou o Mec para não abrir novos cursos. e o memso para os outros conselhos. o q querem é apenas faturar, se aproveitando da inoperãncia do sistema educacional e não "qualificar profissionais". pura hipocrisia!

    ResponderExcluir
  5. "Achamos que se um profissional é realmente qualificado , ele deve ser capaz de passar por processos seletivos que exigem 50 ou 60 por cento de acertos! Isso é um mínimo!"

    A gente sabe que se avaliadores quiserem fazer uma prova para muita gente boa não acertar sequer 40%, é capaz de conseguirem. Basta estarem mal intencionados.

    Wallestein.

    ResponderExcluir
  6. Quanto à ideia da prova, se cumprir o papel de premiar todos os bons futuros profissionais, é aceitável.

    Wallestein.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo texto...o exame de ordem não mede conhecimento de ngm, apenas virou um comércio!!50% de acertos em uma prova extremamente difícil e cansativa chega a ser um sonho nem sempre alcançado, só para se ter uma ideia, para fazer a prova paga-se 200 R$ se for fazer cursinho e comprar livros eleva-se para mais 800, somado aos 200= 1000, nem todos podem e tem condições..é comércio ou não?

    ResponderExcluir
  8. Para o dono do blog: não fale do que vc não conhece!!!Aprofunde-se sobre o assunto e mais tarde vai entender o que o texto traduz!

    ResponderExcluir