terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mec prepara Kit contra Homofobia!


Segunda, 20 de dezembro de 2010, por Ana Cláudia Barros:
.
Ele nasceu a partir da constatação de que as escolas brasileiras são, em geral, ambientes hostis para adolescentes homossexuais. Foi desenvolvido com a proposta de ajudar a contornar o problema, e recebeu o sugestivo nome de Kit contra a homofobia. A previsão é que sua distribuição ocorra inicialmente em 6 mil escolas públicas a partir do ano que vem. Mesmo sem ter sido lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o material didático, contendo cartilha, cartazes, folders e cinco vídeos educativos, já provoca discussões inflamadas.Um dos vídeos conta a história do personagem José Ricardo, um adolescente que gostaria de ser reconhecido como Bianca. "O vídeo fala de um travesti, um homem com identidade feminina, mostrando, inclusive, o sofrimento dele em viver em um lugar onde meninos jogam futebol e, quem não joga, é chamado de mulherzinha", explica Rosilea Wille, coordenadora Geral de Direitos Humanos do MEC, vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), responsável pelo projeto.

Nota: acredito que uma parcela dos educadores Brasileiros não está preparada para trabalhar com um material desse tipo, por uma razão bem simples: essa parcela também é homofóbica!

Um comentário:

  1. Como todo mundo sabe, em qualquer lugar há cabeças diferentes: gays que se aceitam e compreendem o comportamentos de outros gays, heterossexuais simpatizantes, heterossexuais intolerantes e gays homófobos (e dentre esses grupos, existem diversas outras formas de intolerância). Na educação, não seria diferente. Penso que este material seja bem-vindo a todos; qualquer hesitação em virtude de uma possível resistência apenas prejudicaria o progresso nesta área. Se o profissional não está preparado para lidar com o material, cabe a ele, caso seja um educador sério, refletir sobre seu papel em sala de aula e perceber a reciclagem pela qual deve passar.

    ResponderExcluir